Ontem e hoje acompanhamos uma situação ocorrida no Estabelecimento Penal Ricardo Brandão em Ponta Porã. Por volta das 16:00 horas um Policial Penal foi refem a princípio três presos que estavam armados com facas e instrumentos perfurantes artesanais.
Os presos mantiveram um policial em uma cela diferenciada onde solicitavam a presença da imprensa e representantes da OAB de Ponta Porã. De imediato o 4°BPM esteve presente com várias viaturas isolando o perímetro.
Após tentativa frustrada de uma negociação com os policiais penais, o CHOQUE, BOPE e COPE foram acionados conseguindo a liberação do policial penal.
Ocorre que a falta de efetivo na unidade colaborou para o início dessa situação pois poucos agentes monitoravam quase 700 presos. Existem
aproximadamente 250 pessoas aprovadas no último concurso da Agepen que foi realizado há anos, estando os mesmos aguardando a nomeação. O Sistema prisional necessita urgentemente dos remanescentes serem nomeados, pois a situação de ontem pode ocorrer novamente aqui ou em outras unidades.