Durante a pandemia que estamos passando, onde a maioria dos moradores da Fronteira tem problemas de comércios, empresas e similares com horários estabelecidos e quantidade de clientes sendo monitorados e orientados para não aumentar os casos do covid em nossa cidade, Pedo Juan Caballero sofre com desempregos e medidas restritivas a deslocamento de pessoas.
O Exército Paraguaio bloqueou em toda faixa de Fronteira a passagem de brasileiros, impondo medidas duras, que se fossem seguidas ao pé da letra seriam positivas. Ocorre que várias pessoas de diversos Estados do Brasil entram e saem com carregamentos de Drogas ou contrabando, mostrando claramente que tais medidas como fechamento da Fronteira com arames farpados e pneus de nada adianta.
A policia brasileira dia a dia apreende toneladas de drogas batendo recordes. A presença de militares paraguaios somente colabora para o contrabando e tráfico.
Enquanto nos não podemos nem comprar um medicamento no outro lado, os traficantes passam com toneladas de drogas e contrabando. Essa questão de fechamento somente estimulou o crime, lamentavelmente.